Tutorial de Hoje : Fireworks (Parte 3 ) - Trabalhando com Curvas

Bom Amigos,
Irei trabalhar nesse tutorial um dos pontos mais questionados do Fireworks MX. É uma técnica razoávelmente simples, mas que exige uma certa prática. Vamos pensar da seguinte forma: Você vai atribuir certos ponto na tela e interligá-los através retas. Essa são as retas que você poderá transformar em curvas.

Vamos começar...


Abra um documento novo, com fundo branco e 400x300 px. Seleciona a ferramenta Caneta (pen tool).



É através dessa ferramenta que vamos atribuir os pontos na imagem. Então mãos a obra: Defina uma cor para o contorno e para o preenchimento de seu desenho, e através da ferramenta caneta, clique na tela e faça um ponto na tela. Logo depois, em outro lugar na tela, clique, segure e arraste o cursor do mouse. Você perceberá que devido ao movimento do cursor, novas curvas vão se formando.




Vimos que uma curva se formou. Em um lugar adiante, faremos o mesmo procedimento. Clique, segure e arreste, mas para o lado contrário, a fim de formarmos um "S".




Agora vamos editar essa linha. Vemos que temos 3 pontos formados, certo? Se clicarmos nos pontos das extremidades com a caneta, podemos dar continuidade à linha, ou se clicarmos nos pontos do meio (no caso só temos um), podemos extinguir pontos. Você ainda pode alterar a curva formada por um ponto, clicando e arrastando-o. No entanto, podemos fazer alterações mais significativas com a ferramenta Selecionar Secundário (subselection tool - a setinha branca). Podemos, se clicarmos, e arrastarmos um dos pontos, alterarmos seu posicionamento , algo que não era feito pela Caneta. Porém, se você clicar em algum dos pontos, ele vai exibir algumas guias.




Clicando nos pontos de cada guia, damos mais precisão às nossas curvas e podemos moldá-las do modo que desejarmos. Pressionando a tecla ALT , alteramos as curvas individualmente e com SHIFT alteremos sua rotação em 45º. Bom para começar é isso. Agora mãos à obra.

0 comentários: