Tutorial de Hoje : Fireworks (Parte 3 ) - Trabalhando com Curvas

Bom Amigos,
Irei trabalhar nesse tutorial um dos pontos mais questionados do Fireworks MX. É uma técnica razoávelmente simples, mas que exige uma certa prática. Vamos pensar da seguinte forma: Você vai atribuir certos ponto na tela e interligá-los através retas. Essa são as retas que você poderá transformar em curvas.

Vamos começar...


Abra um documento novo, com fundo branco e 400x300 px. Seleciona a ferramenta Caneta (pen tool).



É através dessa ferramenta que vamos atribuir os pontos na imagem. Então mãos a obra: Defina uma cor para o contorno e para o preenchimento de seu desenho, e através da ferramenta caneta, clique na tela e faça um ponto na tela. Logo depois, em outro lugar na tela, clique, segure e arraste o cursor do mouse. Você perceberá que devido ao movimento do cursor, novas curvas vão se formando.




Vimos que uma curva se formou. Em um lugar adiante, faremos o mesmo procedimento. Clique, segure e arreste, mas para o lado contrário, a fim de formarmos um "S".




Agora vamos editar essa linha. Vemos que temos 3 pontos formados, certo? Se clicarmos nos pontos das extremidades com a caneta, podemos dar continuidade à linha, ou se clicarmos nos pontos do meio (no caso só temos um), podemos extinguir pontos. Você ainda pode alterar a curva formada por um ponto, clicando e arrastando-o. No entanto, podemos fazer alterações mais significativas com a ferramenta Selecionar Secundário (subselection tool - a setinha branca). Podemos, se clicarmos, e arrastarmos um dos pontos, alterarmos seu posicionamento , algo que não era feito pela Caneta. Porém, se você clicar em algum dos pontos, ele vai exibir algumas guias.




Clicando nos pontos de cada guia, damos mais precisão às nossas curvas e podemos moldá-las do modo que desejarmos. Pressionando a tecla ALT , alteramos as curvas individualmente e com SHIFT alteremos sua rotação em 45º. Bom para começar é isso. Agora mãos à obra.

Tutorial de Hoje : Fireworks (Parte 2 ) - Interação Fireworks x Flash

Essas comparações são as vezes providas de WebDesigners e designers que não tiveram ainda a oportunidade de obter informações e técnicas concretas para utilizar o Fireworks e tudo o que ele pode oferecer de melhor em matéria de designer da Web, a breve comparação ao Photoshop normalmente é relevante ao tratamento digital de imagens, mas o que estamos levando em questão aqui, é o quanto Fireworks nos ajuda no desenvolvimento de sites, e realmente, não pode-se tirar o mérito do gigante Photoshop, ele realmente é impecável para o que foi desenvolvido, tratamento de imagens..., como Fireworks é impecável para seu foco, criação para Web.

Dentre as grandes vantagens em se trabalhar com softwares da mesma família, está a integração entre eles, como CorelDRAW e Corel Photopain, Illustrator e Photoshop, assim também funciona a família Web da Macromedia; Fireworks X Flash X Dreamweaver.

O exemplo a seguir, revela a técnica ideal para se criar essa animação que está acontecendo abaixo, partindo de uma arte feita em Fireworks, e animada em Flash.

Vamos seguir os passos:

1. Desenvolver a criação propriamente dentro do Fireworks com todos os efeitos e recursos que você já sabe usar, caso ainda não saiba muito, continue acompanhando a coluna que em breve estarei demonstrando também recursos de construção de objetos e efeitos.

2. Após ter utilizado os recursos de multiply em camadas ou nos objetos, o segredo do sucesso da exportação para o Flash consiste em converter todos os elementos com efeitos editáveis em bitmap, mas isto só se faz no momento da exportação para Flash, durante a edição, é necessário os elementos ainda estarem em estado de edição.

Para efetuar a conversão, clique com o botão direito do mouse sobre o objeto e selecione "Convert to Bitmap".

A conversão das fontes também se faz necessário, pois o arquivo exportado ao final, irá armazenar o texto, porém nem a fonte, nem a formatação correta.

3. Finalizados os procedimentos de conversões, basta um clique com o botão direito do mouse na área externa cinza do arquivo e solicitar Export ou Export Preview. a diferença entre ambos é que no Preview, é possível fazer todas as modificações de formato de saída.

Agora, na tela abaixo, é onde você configura o formato de saída do arquivo, mas no caso, não é necessário a configuração de absolutamente nada pois vamos usar a exportação SWF do Fireworks.

Esta é mais uma boa dica, o melhor formato de entrada de arquivos no Flash é o que ele próprio gera, SWF, e quanto aos bitmaps? o que acontece com eles?

Os bitmaps que são incluídos no Flash por esse método tornam-se ineditáveis, porém, já são exportados em formato PNG8, ou seja, mantendo o canal alpha de suas transparências intactas, evitando assim o velho serrilhado branco do gif, que a tempos deixou de ser um problema desde o surgimento do formato PNG.

Para efetuar a exportação, portanto basta clicar em "Export".

Nessa próxima tela, configura-se o loval da exportação e tipo de objeto a ser gerado, estarei explicando todos eles ao decorrer das matérias.

Selecione "Macromedia Flash SWF", em seguida em "salvar", a partir daí você já possui um arquivo SWF perfeito, vamos ao próximo passo agora.

4. Abra o Flash, e em um arquivo novo, importe o SWF exportado pelo Fireworks. (acesso por file/import ou Ctrl+R).

Logo em seguida, você tem o arquivo SWF importado com todos os elementos separados e dispostos na biblioteca do Flash para utilização, para os mais conhecedores de Flash, sabem que já que todos são symbols, não haverá mais a necessidade de criação de motion tween, que geram novos symbols e começam a sobrecarregar o tamanho final do arquivo, dessa forma todos os elementos ja estão prontos também para serem distribuídos em camadas e animados separadamente e receberem qualquer modificação pelo painel efect.

Veja abaixo uma demonstração de como você pode movimentar livremente cada elemento dentro do Flash, repare nos elementos bitmaps que conseguem dentro do Flash simular o efeito de" Multiply", as perfeitas transparências sem serrilhados brancos ou qualquer outro impecílio.

Exemplo dos elementos já distribuídos em layers no Flash, com a animação quase finalizada.

O resultado.

Dicas:

a. Se quiser reeditar algum elemento bitmap do arquivo Flash, você pode tomar 2 procedimentos:

1. Gerar a figura separadamente no Fireworks e exporta-la em formato PNG8 com Alpha transparence;

2. Abrir o PNG no Fireworks, fazer as alterações necessárias e reexportar o arquivo SWF, desta vez com outro nome, efetuar a importação em um arquivo em branco do Flash, copiar o objeto alterado e colá-lo dentro do symbol referente ao alterado. Dessa forma, todo conjunto será alterado instantaneamente.

b. Compressão das Imagens no Flash:

1. Quando o arquivo tem saída direta do Fireworks para Flash, seu bitmaps como já foi esclarecido, dê entrada no Flash como PNG8 com Alpha transparente, sendo assim, a reconversão para JPG 50% ou qualquer outro formato torna-se desnecessária, pois o Flash, por alguma questão, trata de um jeito especial essas imagens, e o arquivo acaba ficando mais leve que se recomprimido em JPG, façam o teste se duvidarem!

c. Gradientes complexos também devem ser convertidos em bitmaps antes da exportação, já que o Fireworks possui uma biblioteca de gradientes mais evoluída e com mais tipos padrões em relação a do Flash.

Tutorial de Hoje : Fireworks (Parte 1 ) - Texto 3D

1º Passo

1: Abra o Fireworks

2: Tecle Ctrl + N ou selecione, Arquivo ===> Novo para abrir a caixa de diálogo "Novo documento", conforme mostrado na figura abaixo.

3: Ajuste as dimensões de Canvas (palco, área de trabalho, tela, etc...) para:

4: Largura: 500 pixels - Altura: 600 pixels

5: Cor da Tela: #66CCCC. Tecle OK.



2º Passo

::O texto::
1: Clique na ferramenta texto;

2: Defina a cor de preenchimento branca;

3: Clique e arraste o cursor no palco para inserir a área de texto e digite seu texto.

4: Neste tutorial digitamos "Texto 3D" conforme mostrado na próxima figura .



3º Passo

::Um contorno::
1: Selecione o texto digitado;

2: Abra o painel de cores do botão traços;

3: Escolha uma cor para o traço. Escolhi um cinza escuro neste tutorial.



4º Passo

E agora a mágica!

Com o texto selecionado pressione a tecla "Alt" e mantendo-a pressionada vá teclando, seta para direita e depois seta para cima. Observe o que vai ocorrendo no palco a medida que você age nas teclas de setas.

Agora vá experimentando seta para baixo, para cima e para esquerda e você vai constatar que poderá controlar o efeito como quiser.

Neste tutorial usei tecla para direita sete vezes e depois para cima duas vezes.



5º Passo

::O retoque final::
Depois de aplicado o efeito 3D.

1: Selecione o texto;

2: Abra o painel de cores do botão traços;

3: Retire o traço desta primeira camada selecionada e pronto!



Parabéns, Seu texto ganhou um efeito 3D !!

Até o próximo Tutorial, qualquer dúvida e só entrar em contato!!


By : Azilado Virtual